Durante o período de ofertas e promoções da Black Friday, do dia 25 a 30 de novembro, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA) registrou sete denúncias por meio do site, aplicativo e após fiscalizações.
Assim como no ano passado, a principal denúncia foi descumprimento de oferta, com três registros. Também foram formalizadas três reclamações de produto não entregue e uma publicidade enganosa.
De acordo com a presidente do PROCON/MA, Karen Barros, o constante monitoramento de promoções nos estabelecimentos comerciais contribuem para o baixo número de ocorrências. “Nossa fiscalização percorre shoppings, supermercados e lojas, monitorando os preços e as ofertas antecipadas, isso acaba gerando uma redução significativa das irregularidades”, explicou. “Além disso, atualmente os consumidores já estão bem mais familiarizados com a prática de Black Friday. O órgão mantém uma rotina informativa intensa para manter os cidadãos conscientes e atentos sobre quaisquer irregularidades, preparando-os para exigir seus direitos de acordo com o Código de Defesa do Consumidor”, acrescentou.
No caso específico das compras online, conforme os prazos de entrega vão se aproximando, as queixas relacionadas à modalidade aumentam, por conta de problemas como atraso ou não entrega, recebimento de produtos divergentes dos comprados, entre outras situações afins.
O PROCON/MA segue de prontidão para atender todas as denúncias. O consumidor que identificar alguma prática abusiva ou tiver algum direito desrespeitado deve formalizar sua reclamação via aplicativo VIVA PROCON, pelo site procon.ma.gov.br, ou presencialmente, em alguma das unidades do órgão.