27/09/2012
11:23 pm
Como fazer uma reclamação?
Para formalizar uma denúncia você precisa apresentar 01 cópia dos documentos abaixo, caso seja mais de uma empresa será necessário 02 cópias.
- RG e CPF do reclamante (original e copia)
- Comprovante de residência (original e copia)
- Documentos que comprovem a reclamação (nota fiscal, boleto, faturas em caso de cartão de credito, copias de contratos e outros).
- Caso a pessoa não seja o titular da reclamação, o mesmo deverá dirigir-se até um posto do PROCON MA para solicitar uma procuração, onde o titular deverá preencher e assinar, para então, o procurador possa efetuar sua reclamação. >Modelo de Autorização para pessoa física<.
- Em caso de empresa ser o consumidor, seu representante deverá apresentar documentos que comprove esta autorização.
Para operadoras de telefonia e concessionárias de serviço público, como CAEMA e EQUATORIAL não é necessário cópias, somente documentos originais.
Quando denunciar para a fiscalização
- Preços diferenciados em supermercado entre a gôndola e a caixa registradora (código de barras);
- Mercadorias com prazo de validade vencido;
- Mercadorias sem prazo de validade;
- Mercadorias expostas na vitrine sem o referido preço;
- Limite mínimo para a venda no cartão de crédito;
- Produtos importados sem a devida tradução em português;
- Postos de combustíveis sem tabela de preços;
- Mercadorias financiadas sem explicitar o número de prestações, valor total à vista, valor total à prazo e valor dos juros cobrados;
- Publicidade Enganosa;
- Negativa a meia entrada (caso possua direito);
- Filas em bancos.
Prazos para reclamação
O prazo para o consumidor reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação, segundo o Art. 26 do CDC é de:
- 90 (noventa) dias para produto ou serviço durável.
Exemplo: Eletrodoméstico e prótese dentária.
- 30 (trinta) dias para produto ou serviço não durável.
Exemplo: alimento e excursão.
Esses prazos serão contados a partir do recebimento do produto ou término do serviço.
Se o vício não for evidente, dificultando sua identificação imediata, os prazos começam a ser contados a partir do seu aparecimento.
Exemplo: ferrugem sob pintura.
Locais de atendimento