Cidadania, direitos e inclusão social foram os pilares da parceria entre o PROCON Móvel e a Rota da Inclusão, que percorreu, nos dias 12, 13 e 14, os municípios de Timon, Caxias e Codó, levando atendimentos gratuitos e essenciais à população.
A ação foi realizada pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA), em parceria com o deputado federal Duarte e instituições como a Defensoria Pública do Maranhão e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Foram ofertados serviços fundamentais, como emissão da nova carteira de identidade, CPF (2ª via), CTPS Digital, Cartão do SUS, Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), além de orientações sobre direitos do consumidor e sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que oferece suporte financeiro a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Também foram disponibilizados atendimentos jurídicos gratuitos e consultas médicas, fortalecendo o acesso da população à saúde e à justiça de forma prática e acessível.
“Essa iniciativa é um exemplo de como o poder público pode atuar de forma concreta na vida das pessoas. Levar cidadania, saúde, justiça e direitos aos maranhenses mais distantes dos centros urbanos é uma missão que a gente cumpre com orgulho e responsabilidade”, afirmou o deputado federal Duarte, um dos idealizadores do projeto.
A presidente do VIVA/PROCON, Karen Barros, também destacou a importância da ação: “A presença do PROCON Móvel na Rota da Inclusão é essencial para garantir que os direitos dos cidadãos cheguem a quem mais precisa. Com essa iniciativa, reafirmamos nosso compromisso com a promoção da cidadania e com a inclusão social em todo o Maranhão.”
A Rota da Inclusão segue como uma ferramenta potente para aproximar o Estado do cidadão, com foco especial nas populações mais vulneráveis, promovendo dignidade e igualdade de oportunidades em todo o Maranhão.